LANÇADO LIVRETO "20 DE NOVEMBRO DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA"

No mês de novembro, geralmente, intensifica-se, no Arquivo Público de Uberaba, a procura por documentos relacionados à escravidão.

A obra foi lançada, neste ano, no Dia Nacional da Consciência Negra, na sede do Arquivo Público, com a presença do secretário, diretoras de escolas e creches municipais e representantes do movimento negro.

O cuidadoso texto do pesquisador e responsável pelo acervo fotográfico do Arquivo Público de Uberaba, João Eurípedes de Araújo, versa sobre diferentes aspectos relacionados ao tema, abordando desde os primórdios da escravidão de negros vindos da África, o tráfico transatlântico, os quilombos, a questão de titulação de terras para descendentes quilombolas e a presença desses grupos na região, até os registros sobre a vida de Zumbi dos Palmares. Além disso, o documento também enfoca a questão da resistência e o que se faz atualmente em relação à consciência negra.

O Arquivo Público de Uberaba guarda e preserva riquíssimo acervo relacionado à escravidão em Uberaba e coloca-se à disposição para receber escolas e outras instâncias que queiram conhecê-lo. A produção do livreto é uma das maneiras de colaborar para que cada unidade escolar conceba seus próprios projetos relacionados à questão da cultura africana, conforme a lei nº 10.639, e de acreditar na promoção da cidadania e da cultura à memória, como condição essencial para um futuro bem estruturado e mais justo.

As escolas que desejarem adquirir alguns exemplares do livreto, podem entrar em contato com a Secretaria Municpal de Educação e Cultura ou com o Arquivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969