CATÁLOGO PARA ESTUDO DA ESCRAVIDÃO EM UBERABA

João Eurípedes de Araújo, pesquisador e responsável pelo acervo fotográfico do Arquivo Público de Uberaba, participou do Encontro Regional de História de 2008, na Universidade Federal de Minas Gerais, abordando o tema “Escravidão”.

A partir de suas experiências em trabalhar com a pesquisa em fontes primárias e utilizando a vasta documentação pertencente ao acervo do Arquivo Público, João mostrou aos participantes parte dos registros relacionados à escravidão. Além disso, falou sobre o teor desses documentos e de como eles revelam que as relações entre senhores e escravos, pautadas pela dominação, mesmo após a alforria, foram mantidas.

Presentes no evento, vários historiadores e estudiosos do assunto, de várias regiões do Brasil, “...ficaram maravilhados e espantados com a riqueza e a quantidade de documentos, até então, para muitos, desconhecidos.”, afirma o hsitoriador.

A boa notícia é que, em breve tudo isso estará disponível para pesquisadores de Minas e demais estados, por meio do Catálogo para Estudo da Escravidão em Uberaba. A publicação – elaborada por João, com apoio de Luiz Cellurale, Raquel Blancato, Iara e outros membros da equipe do APU – já se encontra em fase final de revisão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969