LEITURAS INTERESSANTES

A cidade perdida: anotações sobre o cotidiano – meio ambiente, política e educação.



Renato Muniz Barretto de Carvalho é uberabense, escritor, professor universitário e incansável combatente a favor da preservação ecológica.

O livro apresenta um conjunto de artigos publicados no Jornal de Uberaba, cuja preocupação central é o meio-ambiente e as condições de vida da cidade. Nas palavras de Renato: “...O homem social, ser coletivo, dividido em classes sociais, ser possuidor de uma história uma geografia próprias (...) segmentos socias, são e devem ser responsabilizados por suas ações e as consequências delas...” Além da questão ambiental, e não desvinculada dela, o autor também apresenta reflexões sobre a política, preservação e memória e a educação.

No texto “Uberaba e seus cursos d’água” o escritor afirma que: “...o processo de crescimento e expansão urbana de Uberaba ocasionou a ocupação de importantes manaciais cuja degradação pode comprometer gravemente a qualidade de vida de muitos uberabenses. A cidade tem uma localização privilegiada quanto aos recursos hídricos. (...) O caso dos córregos que nascem na cidade, ou que por ela passam, constituem, hoje, objeto de nossa preocupação. A situação de degradação de quase todos é preocupante. Considere-se o caso do córrego do Cachimbo, no Fabrício, próximo à rua Carlos Tasso R. da Cunha, do córrego Sucuri, das Toldas, Caçu, entre outros...” e conclui, dizendo: “...os problemas do meio ambiente e de saneamento são integrados, e envolvem toda a população.”


Marise Diniz


Outras obras do autor no acervo do APU:
Crônicas impertinentes (2008)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969