Algumas curiosidades sobre o carnaval

O carnaval considerado como um conjunto de manifestações populares de caráter festivo expresso pela música, pela dança, pela fantasia e pela folia, tem uma origem controversa. Para alguns historiadores a sua origem remonta à Grécia antiga com os seus festejos pagãos de celebração do retorno da primavera e aos cultos ao deus Dionísio. Para outros a sua origem está associada à Roma Antiga com os seus bacanais, saturnais e lupercais em honra aos deuses Baco, Saturno e Pã.

Apesar de inicialmente ter sido condenado pela Igreja Católica por seu caráter festivo de excessos e luxúria, não foi possível proibi-lo, principalmente em função de sua popularidade. Dessa forma, foi oficializado pela Igreja Católica em 1545, no Concílio de Trento, no qual foi reconhecido como uma manifestação popular de rua. Em 1582, o Papa Gregório XIII transformou o Calendário Juliano em Gregoriano e estabeleceu as datas do Carnaval. O motivo da mobilidade da data era não coincidir a Páscoa Católica com a Páscoa Judaica.

O carnaval no Brasil tem as suas origens no entrudo português, manifestação popular de rua na qual as pessoas jogavam umas nas outras, água, ovos e farinha. Alguns historiadores atribuem o início do nosso carnaval à celebração feita pelo povo para comemorar a chegada da Família Real Portuguesa. Nessa data, as pessoas saíram pelas ruas comemorando com música e usando máscaras e fantasias.
Personagens como a Colombina, o Pierrô e o Arlequim também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem europeia.

Em Uberaba, o carnaval remonta à década de 1930, quando os blocos carnavalescos já animavam as praças e as ruas da cidade e os clubes já organizavam seus bailes de carnaval. Nas décadas de 70 e 80, surgiram várias escolas de samba como: Império da Abadia, Brasil Moreno, Unidos da Boa Vista, Rosa de Ouro, Preciosa do Leblon, Unidos da Vila, Acadêmicos de Santa Maria. A associação carnavalesca Bambas do Fabrício é uma das escolas de samba mais antigas de Uberaba (1935). Já a Associação das Escolas de Samba Uberabenses teve a sua origem, em 1983, no Barracão do Samba, à rua Manoel Borges.

Joubert de Carvalho, médico e compositor uberabense que escreveu várias composições entre valsas, canções, tangos e marchinhas carnavalescas, compôs a famosa marchinha Ta-hi, cantada por Carmem Miranda e amplamente ouvida por foliões de todo o Brasil.
Um Trecho da marchinha:

 


Tahi
Eu fiz tudo
Pra você gostar de mim
Oh! Meu bem
Faz assim comigo não
Você tem, você tem
Que me dar seu coração








texto: Cíntia Gomide Tosta

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969