Agosto: mês de folclore


Capoeira

O canto e as palmas vinham do quintal da fazenda. Rodeados pelos companheiros de trabalho, os negros divertiam-se com a brincadeira trazida da Angola.
Rabo de arraia, voo de morcego, tesoura, rasteira, cabeçada, pião, chibata, espada, balão: em todas os golpes, o espaço cortado pelos corpos brilhantes, um instante de leveza naquela vida de canseiras!
Brincando, jogando, cantando, os negros também se preparavam para a fuga. Afrontavam tudo para cair na caa (mato) puera (que foi para).
Fonte: Oficina de Capoeira – Oficinas de Arte - nov. dez/2000 - APU
Professores e alunos,
venham realizar suas pesquisas aqui no Arquivo!
Nosso material disponível sobre folclore:  Livro: Folia de Reis de Carlos Pedroso, 2003. Livro: O triângulo nos oitocentos de Edelweis Teixeira. Livro: “Cafubira e vauranas” de Carlos Pedroso, 1998.Cadernos de folclore jan/93 publicação do APU e órgão informativo Trapizonga n°2, maio 1996, p.7 e Boletim do APU n° 9, fev. de 1998 – Livro: “Em nome dos Santos Reis” de Sonia Maria Fontoura (APU). Catira - cadernos de folclore do APU set 1993 e Oficinas de arte (APU) nov/dez 2000 – Livro: “Catira – a poesia do sertão” de Gilberto de Andrade Rezende, 2004. Festa de Santos Reis – Caderno de folclore do APU fev/2002 e folders. Danças e Folguedos – p.6. Boletim informativo do APU, n° 5, ago 1994. Dentre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969