Projeto Cultura e História do Meu Bairro

Parte da equipe do Arquivo Público de Uberaba foi a Delta para acompanhar o desenvolvimento do Projeto Cultura e História do Meu Bairro e lá encontrou um grupo de aproximadamente 25 jovens, coordenado pelos professores: Carlos César (geografia), Jean (informática) Michel (artes) e Edson (música).
Esses jovens, atuando como pesquisadores estão conseguindo produzir um rico material sobre a história da cidade, enfocando diferentes aspectos e imprimindo uma visão de totalidade ao trabalho.
A equipe do APU conversou com os adolescentes e professores orientando sobre os meios de pesquisa que podem ser utilizados para contar a história da cidade. Eles colheram depoimentos e realizaram entrevistas com personagens do local, visitaram de ônibus lugares importantes apontados pelos adolescentes como: a usina, que emprega muita gente; a Igreja São Sebastião, onde tudo começou; as casas mais antigas, a rua de comércio, escolas, creche, cemitério, a ponte de Delta, símbolo da cidade, e o Rio Grande.

Grande parte da população de Delta veio de outros estados do país – principalmente do Maranhão – para trabalhar com a cana. Ao participarem do projeto, os adolescentes têm a oportunidade de investigar sobre a cidade, de escrever sobre o que ela oferece, de constatar o que ainda precisa ser melhorado.
Esse é o objetivo do Projeto Cultura e história do meu bairro, sensibilizar os seus participantes para a valorização da história e da cultura local, contribuindo para a construção de uma identidade com o local em que vivem e, assim, estimular a participação ativa desses jovens na construção de uma nova realidade!














Acompanhe as ações do Projeto, também, no blog www.institutoagronelli.blogspot.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969