ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA E UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO


Já faz algum tempo que Arquivo Público de Uberaba e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) mantêm parceria. Às vezes, os alunos do curso de graduação em História passam horas na instituição, acompanhados de professores, e conhecem o acervo, como ele é organizado, as atividades rotineiras, as pesquisas em andamento e muito mais. Em outras ocasiões, fucionários do Arquivo vão à Universidade, conversar sobre ofício de historiador, guarda e preservação de documento ou algum tema específico, sugerido por docentes.           
De um modo ou de outro, o interesse dos discentes sempre foi destaque e a possibilidade de que alguns questionamentos feitos por eles, posteriormente, se transformem em objeto de pesquisa, desenvolvida com base na documentação sob poder e guarda do Arquivo, foi o início da parceria.
Com muita alegria, o Arquivo Público anuncia que essa bem sucedida união foi consolidada com a assinatura de um convênio no qual UFTM e APU estabelecem ações de cooperação científica, acadêmica e cultural, por um período de cinco anos.
O plano de trabalho elaborado por ambas as instâncias prevê atividades que, além de beneficiarem alunos, professores e equipe do APU, beneficiarão também a comunidade, pois a cada pesquisa desenvolvida e publicada, ou a cada atividade realizada, a divulgação do acervo e o acesso ao conhecimento sobre o passado de nossa cidade ganharão agilidade e novos olhares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969