AÇÕES EDUCATIVAS

PROJETO AÇÕES EDUCATIVAS: DIÁLOGOS ENTRE A HISTÓRIA, A EDUCAÇÃO E A CULTURA NA SUPERINTENDÊNCIA DE ARQUIVO PÚBLICO DE UBERABA

Dentre as ações fundamentais desenvolvidas pela Superintendência de Arquivo Público destaca-se o PROJETO AÇÕES EDUCATIVAS, que tem como objetivos valorizar a história do município e fortalecer o sentimento de identidade de crianças, adolescentes e jovens. O Projeto desenvolve ações que estimulam nos estudantes a curiosidade, o diálogo, a valorização e  o reconhecimento da importância da história de Uberaba, da preservação e das referências históricas,  incentivando o protagonismo dos estudantes. Assim, desenvolve também conteúdos de Educação Patrimonial como: memória, bem cultural, patrimônio.
Uma das dinâmicas do projeto consiste na “Visita Monitorada”, composta de dois momentos: acesso à história da instituição por meio da interação com o acervo documental (referências primárias) e exibição dialogada de um filme sobre a história de Uberaba, para que o estudante reconstrua a identidade com a história.
O Projeto Ações Educativas oferta também à comunidade escolar, Encontros de Formação para os docentes, e visitas temáticas monitoradas para os estudantes abordando e discutindo conteúdos como: “A Escravidão em Uberaba” e “Uberaba na Segunda Grande Guerra Mundial”, além de outros temas significativos.
De fevereiro a junho de 2013 participaram do projeto na sede da Superintendência de Arquivo setecentos e oitenta e cinco (785) alunos do Ensino Fundamental à Universidade, tanto da rede pública como privada. Participaram do Projeto Sete (07) Escolas Estaduais, três (03) Particulares e uma (01) Municipal. A Universidade Federal de Uberlândia/Ituiutaba e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – Curso de História – também foram contempladas nas Ações Educativas.
Tendo como parceiros o Instituto Agronelli de Desenvolvimento Social no “Projeto Cultura e História do Meu Bairro”, a Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães e o Curso de História da UFTM.
 O Projeto Ações Educativas continua no segundo semestre de 2013 com as ações, estabelecendo agora uma parceria importante com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) na realização de um Encontro de Formação com os professores do segundo ano do Ensino Fundamental e visitas monitoradas com as turmas destes docentes. A finalidade é orientar os professores para trabalharem com os seus alunos o conteúdo “História de Uberaba”, utilizando a documentação da Superintendência de Arquivo Público, de Uberaba. A superintendência pretende editar um livro inédito para o público infantil, uma obra essencial referente à história de Uberaba.


Marta Zednik de Casanova
Superintendente de Arquivo Público


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969