Visita do Arcebispo D. Paulo Mendes Peixoto na Superintendência de Arquivo Público

Marta Zednik de Casanova - Superintendente de Arquivo Público em visita a Arquidiocese de Uberaba convidou o Arcebispo de Uberaba para conhecer a Superintendência de Arquivo Público, instituição que tem um rico acervo e sérias e importantes funções de orientar, resgatar e preservar a documentação do município.
A superintendente diz que é importante tornar público a documentação histórica da cidade, pois este norteamento institucional contempla a Lei Federal nº. 12.527, de 18 de novembro de 2011 que estabelece o “Acesso à Informação Pública”. A lei foi regulamentada pelo município, Decreto nº 4.955, de 17/07/2012.
 O Arcebispo de Uberaba D. Paulo Mendes Peixoto foi transferido em 2012 da Diocese de São José do Rio Preto para a Arquidiocese de Uberaba desde 01 de maio 2012. É historiador e tem mostrado grande sensibilidade à preservação da história.
O arcebispo compareceu à Superintendência na última sexta feira, 5 de julho, acompanhado de Alda Nice de Jesus e Silva - arquivista da Cúria Metropolitana de Uberaba. O Arcebispo conheceu nossas instalações, o acervo e a forma de acondicionamento e preservação dos documentos.  Demonstrou simpatia à nossa organização arquivística, pois valoriza muito a cultura e deu indicativos favoráveis para que os pesquisadores da Superintendência de Arquivo consultem os ricos acervos da Arquidiocese, assim como das Igrejas da Catedral e da Adoração Perpetua. Dessa forma os pesquisadores da Superintendência passam a ter maiores subsídios para aprimorar a pesquisa histórica.
A Superintendente Marta coloca que é muito importante estabelecer uma parceria tão importante com a Cúria, em nome da preservação da memória histórica do município para que as gerações futuras possam conhecer a história da cidade e Região.
Após a visitação foi oferecido um Coffee Break para celebrar o momento histórico, ou seja, é a primeira vez em 27 anos, desde a fundação da Superintendência de Arquivo Público, que um arcebispo visita a instituição e mostra-se simpático em abrir os arquivos da Arquidiocese para a consulta.


Superintendência de Arquivo Público




A Superintendente Marta Zednik de Casanova conversa com o
 Arcebispo D. Paulo Mendes Peixoto


O Arcebispo de Uberaba D. Paulo Mendes Peixoto e a Arquivística da Cúria Metropolitana Alda Nice Maria de Jesus e Silva

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969