Superintendência de Arquivo Público
Executa projeto visando à formação
educacional
Um projeto
desenvolvido pela Superintendência de Arquivo Público, de Uberaba, dedicado
especialmente às crianças e adolescentes em idade escolar, vem se destacando
entre diversas ações relacionadas ao universo educacional, cultural e histórico
de Uberaba. No ano de 2013, o Projeto “Ações Educativas” atendeu cerca de 1.100
alunos de escolas locais, classificados entre o ensino fundamental e
universitário, interagindo com comunidades das redes públicas e privadas. Este
ano a Superintendência de Arquivo Público recebeu, somente nesses primeiros
meses do ano, 314 alunos para um trabalho de esclarecimento e informação
sobre os diversos ícones relacionados à história de Uberaba, desde o início de
sua formação, quando aqui chegou Major Eustáquio da Silva Oliveira.
A iniciativa tem
como objetivo valorizar a história do município e fortalecer o sentimento de
identidade das crianças, adolescentes e jovens que participam das visitas monitoradas desenvolvidas pela instituição.
Voltado para a educação, o projeto implementa ações que estimulam a
curiosidade, o diálogo, a valorização e o reconhecimento da importância da
preservação e das referências históricas. Além disso, desenvolve conteúdos de
Educação Patrimonial como memória, bem cultural e patrimônio, que atinge um
patamar de realizações conforme proposta e planejamento.
O Projeto “Ações Educativas” saiu dos limites municipais
para despertar os interesses da região. Professores e alunos das Universidades
de Uberlândia e Ituiutaba procuraram a Superintendência de Arquivo Público e
foram prontamente atendidos.
O trabalho da
instituição arquivística, neste contexto educacional, vai além de trabalhos
dirigidos aos estudantes. Para atingir maior eficácia no tocante ao
aproveitamento dos alunos, o projeto envolve também os docentes no sentido de
buscar uma formação adequada para tratar de temas e fatos históricos
relacionados ao desenvolvimento de Uberaba no contexto regional. O projeto envolve
ainda dinâmica de formação aos professores, atribuindo programa de visitas
temáticas de forma a dar continuidade ao conteúdo desenvolvido com os alunos.
Marta Zednik de Casanova
Superintendente
do Arquivo Público
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