Superintendência de Arquivo Público desenvolve Projeto de Modernização de Equipamentos e Aprimoramento Técnico

A Superintendência de Arquivo Público, de Uberaba iniciou dia 27 de março de 2014 o treinamento que acontece também dia 28, para o restauro e a digitalização dos jornais que compõem o acervo da instituição. O treinamento faz parte do “Projeto Hemeroteca Digital”, uma parceria técnica com o Arquivo Público Mineiro. A captação de recurso foi junto à SECTES – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Para a realização do projeto foram recrutados cinco alunos da UFTM do curso de História e Letras como bolsistas da FAPEMIG, além de um professor coordenador do projeto. O período de treinamento é de um ano e também abriremos um curso para os arquivos públicos da região para que estejamos norteando os conhecimentos técnicos.
A Superintendência recebeu um scanner de alta resolução sendo que só existem 10 no Brasil para digitalizar os jornais e outro scanner para documentos menores entre os 40 equipamentos no país. Além disso, a instituição recebeu seis computadores. O projeto prevê a climatização da instituição visando à preservação documental do município.  Foi uma grande conquista um fato inédito nos 28 anos de existência da Superintendência de Arquivo Público. É um grande avanço no que se refere à modernização dos equipamentos, treinamento de servidores e conhecimentos técnicos que conduz ao desenvolvimento da instituição arquivista de Uberaba, em consonância com o CONARQ – Conselho Nacional de Arquivos.


Marta Zednik de Casanova
Superintendente de Arquivo Público





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969