Dica de leitura: “O Império da ordem: Guarda Nacional, coronéis e burocratas em Minas Gerais na segunda metade do século XIX (1850-1873)”, por Flávio Henrique Dias Saldanha


Publicado em 2013 pela Editora UNESP no projeto - Edição de textos de Docentes e Pós-Graduados da UNESPa obra: “O Império da ordem: Guarda Nacional, coronéis e burocratas em Minas Gerais na segunda metade do século XIX (1850-1873)” é resultado do trabalho de doutorado em História de Flávio Henrique Dias Saldanha defendido em 2009 na Universidade Estadual Paulista – Unesp, campus Franca-SP.

“Saldanha analisa o prestígio social dos milicianos civis nomeados oficiais da Guarda Nacional do município de Mariana – MG. Essas nomeações são, à luz da análise do autor, importantes para o entendimento do sistema político brasileiro do século XIX, marcado pela convocação forçada, pelo serviço ativo dos pobres, pelo uso político dos recrutamentos, pela atuação eleitoral da milícia e pelo caráter clientelista da instituição.

Do embate entre público e particular, entre administração honoraria e burocrática na formação e consolidação do Estado brasileiro no século XIX, o prestígio social dos oficiais da Guarda Nacional constitui uma rica variante de análise, posto que a abolição do sistema eletivo em 1850 cristalizaria ainda uma possível estilização da seleção de indivíduos, considerados portadores naturais de liderança e de responsabilidade de comando na corporação.”

Atualmente Flávio Henrique Dias Saldanha é professor adjunto no curso de História na Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, em Uberaba-MG.


Você poderá adquirir o livro através do site da Editora Unesp ou acessá-lo em conteúdo virtual clicando aqui! Não perca!


* Trechos extraídos do release da obra.
Adaptações: Thiago Riccioppo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969