Dica de leitura: "Escravizados na Liberdade: abolição, classe e cidadania na Corte Imperial", por Rafael Maul de Carvalho Costa


No final do ano de 2014, o Arquivo Geral do Estado do Rio de Janeiro selecionou para publicação no Concurso de Monografias Arquivo da Cidade/Prêmio Afonso Carlos Marques dos Santos,  a obra: “Escravizados na Liberdade: abolição, classe e cidadania na Corte imperial”trabalho esse resultado da tese de doutorado em História, defendida por Rafael Maul de Carvalho Costa na Universidade Federal Fluminense – UFF em 2012.

Apesar de enfocar o debate nacional, este estudo se desdobra no Rio de Janeiro nos finais do século XIX, quando sede do governo imperial, num ambiente que se travavam batalhas contra a escravidão – “(...) nas ruas, nos gabinetes, na imprensa e no parlamento”. O trabalho traz contribuições essenciais para entender à construção da cidadania no Brasil.

Em Uberaba, o livro se encontra disponível na biblioteca da Superintendência de Arquivo Público para consulta pública. Você também poderá acessá-lo em conteúdo virtual, clicando aqui!

Boa leitura!

Texto: Thiago Riccioppo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969