Arquivo Público de Uberaba lança folder histórico em homenagem os 200 anos da Anexação do Triângulo Mineiro a Minas Gerais

A Prefeitura de Uberaba, através da Superintendência do Arquivo Público de Uberaba, faz homenagem aos 200 anos da Anexação do Triângulo Mineiro a Minas Gerais. O evento ocorreu nesta segunda-feira (28) às 18h no gabinete do Prefeito, onde foi o lançado um fôlder histórico da região. A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Piau e representantes da área cultural e instituições de ensino.


De acordo com a Superintendente do Arquivo Público, Marta Zednik de Casanova, o objetivo do evento é homenagear o Triângulo Mineiro, que há duzentos anos passou de Goiás para Minas Gerais, em 04 de abril de 1816. Ela ressalta ainda, que com a sua posição estratégica privilegiada, facilitou a colonização do Brasil Central, com grande pujança econômica que tem se destacado no ranking do Estado, além de evidenciar suas características culturais sui generis.


“Nós da Superintendência do Arquivo Público, temos a finalidade de recolher, preservar e divulgar o patrimônio documental uberabense, além de promover e defender o direito de acesso à informação. Diante disso, realizamos uma pesquisa histórica que culminou com a produção de um fôlder detalhado do Triângulo Mineiro”, conclui a Superintendente.


Jor. Katiuscia Antunes
Capa do Fôlder que apresenta um histórico sobre os 200 anos de anexação da região do Triângulo Mineiro a Minas Gerais. Fonte: APU

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969