Diálogos entre o deputado Fidélis Reis e o físico Albert Einstein através de cartas


Em 14 de março de 1930, o jornal uberabense Lavoura e Comércio anunciava o aniversário do célebre físico alemão Albert Einstein. Naquela ocasião, o jornal reproduziu a íntegra de uma carta do então deputado Federal Fidélis Reis enviada a Einstein anos antes. Em seguida, traz a carta de resposta do físico alemão ao deputado de Uberaba.

O deputado Fidélis Reis foi autor da “Lei Fidélis Reis” de 1927, que dava diretrizes ao Ensino Profissional no Brasil. Por meio desta lei foi edificado em Uberaba o Liceu de Artes e Ofícios, atual sede do Centro de Cultura José Maria Barra e entorno da Escola Profissional Fidélis Reis do Senai e a Fiemg.


Veja que interessante o conteúdo destas cartas:


Para saber mais sobre parte da trajetória política do Deputado Fidélis Reis, leia a dissertação de Mestrado defendida na Universidade Federal de Uberlândia pelo historiador Thiago Riccioppo, pesquisador da Superintendência do Arquivo Público e Gerente Executivo do Museu do Zebu. Clique aqui!

Comentários

Marcello disse…
Gostaria de parabenizar o APU pelo excelente trabalho de pesquisa divulgação da memória de nosso País. Ao ler a publicação dessa carta de Fidélis Reis para Albert Einstein, isso me remeteu aos meus tempos de infância quando eu frequentava a casa de minha bisavó em Uberaba. Foi no casarão de dona Elvira Calcagno ali na rua Major Eustáquio que Fidélis Reis viveu e minha família guarda muitas lembranças e memórias dessa figura emblemática. "Fidelão" como meu pai sempre se refere a ele, era um homem contemporâneo e sempre a frente de seu tempo.
Além dessa famosa carta dirigida ao Albert Einstein, minha família comentava que Fidélis Reis também trocou correspondências com o famoso magnata e industrial Henry Ford. A convite de Fidélis Reis, Henry Ford enviou a Uberaba um dos engenheiros de sua fábrica para ajudar a construir o prédio onde hoje funciona o centro de cultura da FIEMG, utilizando as técnicas avançadas para a época, de uso de iluminação natural. Quando eu era pequeno, eu e meu pai encontramos diversas cartas de Fidelis Reis direcionadas a Juscelino Kubitschek quando ele ainda estava iniciando na politica. Fica aqui minha dica para que o APU tente encontrar algum registro dessas cartas a Henry Ford que possam ter sido publicadas nos jornais da epoca.

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades - Termo "Pé-Rapado"

HISTÓRIA DE UBERABA - 199 ANOS

A tragédia do Bar do Antero em Uberaba no ano de 1969